terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

The Family of Darius before Alexander

By Paolo Veronese (1565/7)

4 comentários:

  1. Embora já tivesse Varonese nas minhas páginas de pintura italana, no Pintrest, ainda não tinha esta tela, que retrata um facto histórico importante.

    ResponderEliminar
  2. 'Dario III fugiu com tanta precipitação que abandonou sua mãe, sua esposa e seus filhos e algumas damas de companhia que estavam em seu acampamento avançado. Quando Alexandre soube da captura dessas pessoas e de sua lamentação por Dario, que supunham morto, enviou Leonato para lhes dizer que estava vivo e que elas receberiam da parte de Alexandre o prestígio e o título de sua posição real; pois "a guerra não era de inimizade a Dario, mas fora conduzida legalmente pelo governo da Ásia". Esse foi o relato de Ptolomeu e Aristóbulo, conta Arriano, e sem dúvida é correto. Houve também uma declaração, não derivada desses dois macedónicos, mas provavelmente de Cleitarco, de que no dia seguinte, quando Alexandre e Heféstion lhe fizeram uma visita, a mãe de Dario prestou homenagem a Heféstion por engano e, embaraçada ao perceber o erro, foi consolada por Alexandre, que lhe disse: "Heféstion também é Alexandre". Verdadeira ou não, essa história inspirou uma esplêndida pintura de Paolo Veronese.'

    Ai, meu Heféstion, meu Heféstion...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela descrição do tema, no entanto a polémica sempre se instalou, qual deles é Alexandre? Uns especialistas dizem que é o de vermelho, outros, o contrário. O que acho interessante foi o Veronese ter encenado isso na construção do próprio quadro porque é esse o cerne da história. Tu tal como Sisgambis, a mãe de Dario, o espectador fica confuso sobre a identidade de quem.

      'Heféstion também é Alexandre', uau, é lindo...

      Eliminar