sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Museu do Fado

Hoje tivemos almoçinho cultural e escolhemos o Museu do Fado em Alfama. Gostámos bastante do espaço e de exposição em si, sobretudo por se centrar na música e não em adereços supérfluos.


A exposição permanente do Museu do Fado é um tributo ao Fado e aos seus cultores, divulgando o seu historial a partir da Lisboa oitocentista.


Ao longo do percurso, o visitante é convidado a conhecer a história do fado desde a sua génese, no século XIX, até à actualidade, os principais percursos de mediatização da canção urbana, o teatro, a rádio, o cinema e a televisão - o historial e evolução técnica da guitarra portuguesa, os ambientes das casas de fado, bem como o percurso biográfico e artístico de dezenas de personalidades do universo fadista.


Em exposição está a emblemática obra "O Fado" de José Malhoa (1910) temporariamente cedido pelo Museu da Cidade, o tríptico O Marinheiro de Constantino Fernandes (1913) cedido pelo Museu do Chiado ou ainda a obra "O Mais Português dos Quadros a Óleo" de João Vieira (2005) a par de inúmeros testemunhos do universo fadista: instrumentos musicais, repertórios, periódicos especializados, partituras, troféus, trajes, etc.

"O Fado" de José Malhoa (1910)


Ao sábado e ao Domingo às 16.30h, o Museu faz Visitas Cantadas" ou seja visitas guiadas ao circuito do museu com a participação de fadistas de várias gerações que vão cantando ao longo do percurso.

"O Marinheiro" de Constantino Fernandes (1913)



Para além de documentar o percurso biográfico dos artistas que construíram e constroem, ainda hoje, a história do fado, a exposição reflecte também a relação da sociedade portuguesa com o fado, através de um importante acervo de objectos únicos.




O Museu do Fado termina com uma exposição temporária alusiva ao percurso artístico do fadista Camané.
Ao longo da exposição é possível ouvir as primeiras gravações, conhecer a génese do culto fadista na sua tradição familiar, assistir a alguns dos momentos de mediatização no país e no circuito internacional, relembrar algumas das colaborações noutras áreas musicais e conhecer a fundo o repertório da sua discografia.


Aqui fica um dos fados de que mais gosto do Camané.



Museu do Fado
Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1
1100-139 Lisboa
Tel +351 218 823 470

Bilhete – 4€

4 comentários:

  1. Maravilhoso o Camane... adorei tambem os post sobre Deneuve! um luxo o seu blog, parabens

    ResponderEliminar
  2. Obrigado aos dois. Ainda bem que gostam dos meus pequenos posts. Fico contente :)

    ResponderEliminar
  3. é "almocinho cultural", sem cedilha. Boa sorte para o site e, principalmente para o Museu.

    ResponderEliminar