domingo, 24 de outubro de 2010

hachiko


Ontem fomos ver "Hacchiko - Amigo para Sempre" como está traduzido entre nós. E gostei, não tanto porque seja um grande filme, mas sobretudo pela história que conta. Aliás o filme embora sóbrio e competente, tem mais uma lógica de telefilme do que propriamente a de um filme de fundo.

O filme é inspirado livremente na verdadeira história de Hachiko, um cão da raça japonesa Akita e do seu dono. É um filme sobre a ligação profunda que se estabelece entre o dono e o seu cão, sobre esses laços tão misteriosos que não requerem explicação porque são definitivos e incondicionais, mas que não deixam de nos fazer pensar e emocionar. Penso que só quem já teve cães ou gatos (ou mesmo outros animais de estimação) consegue perceber de que estou a falar. É também um filme sobre a lealdade e um amor incondicional que desafia todas as lógicas e toda a racionalidade. É um filme bonito embora triste com uma componente emocional muito forte e que surge como uma verdadeira lufada de ar fresco no meio de uma oferta cinematográfica onde a violência gratuita e efeitos especiais são a palavra de ordem.


Em baixo, o verdadeiro Hachiko e a estátua de bronze que lhe eregeram em April 1934, na estação de Shibuya no local onde ele esperou pelo dono até ao fim dos seus dias. Quem quiser descobrir a verdadeira história de Hachiko, pode lê-la em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hachiko.

1 comentário:

  1. Muito bonito! Gostei e emocionei-me imenso também! Há muito tempo que não acabava um filme a puxar e a passar o maço dos kleenex!!!!

    ResponderEliminar