sexta-feira, 3 de setembro de 2010

viajar

Hoje, eu e a PM tivémos novo almoçinho cultural.


Destino: a exposição "Viajar" no Terreiro do Paço.




A exposição "Viajar, viajantes e turistas à descoberta de Portugal" no tempo da I República mostra como se fazia Turismo em Portugal durante o início do século passado.






Esta Exposição apresenta uma retrospectiva da actividade turística enquanto prática sócio-cultural e actividade económica, onde viajar por prazer, para conhecer outros lugares e costumes, como distracção ou forma de repouso se tornou um desejo acessível a mais pessoas.







São recriados cenários, expostos objectos da época, mais de 200 imagens e 12 filmes de época.






Esta exposição é um duplo convite à viagem: viajar no tempo e no espaço. Reviver “as férias dos primeiros turistas, os destinos que estavam na moda, as roupas e objectos que se punham na mala de viagem, os desportos que se praticavam, os roteiros turísticos que se consultavam” são algumas das curiosidades que podem ser aqui vistas.












A Exposição é gratuita, está patente até 6 de Outubro no Torreão Nascente do Terreiro do Paço e está organizada em 5 núcleos: 1. Turistas - O prazer e a arte de viajar; 2. A República e o Turismo; 3. Turismo e identidade nacional: uma nova imagem para Portugal; 4. Os lugares turísticos e os projectos da República; 5. Férias em Portugal.



Boa viagem!

O site da exposição é excelente e poder ser visto em http://viajar.centenariorepublica.pt/

3 comentários:

  1. Obrigado mais uma vez pela "reportagem" e pelas fotografias. Eu gosto tanto destes almoçinhos culturais... :) So faltam uma bica e pasteis de nata para um almoçinho perfeito...

    ResponderEliminar
  2. Estes almoçinhos são sempre um prazer e uma das coisas boas é poder partilhar estes momentos com alguém que aprecia o mesmo que nós. Por isso já sabes que estás sempre convidado.Bica há sempre, a sobremesa é que varia , mas o divertimento é garantido. :)

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo as palavras do meu antecessor! Beijinhos PM

    ResponderEliminar