terça-feira, 11 de maio de 2010

who's afraid of virginia wolf?


O meu amigo R., como sabe que sou fã da Elizabeth Taylor, mandou-me este presente,uma imagem da Taylor que descobriu numa Life de Junho de 1966, anunciando uma Liz explosiva em "Quem tem medo de Virginia Woolf?".


E tem toda a razão porque neste filme tanto ela como o Richard Burton têm um verdadeiro duelo titânico e duas das melhores interpretações do séc. xx.

Baseado numa peça de teatro do Edward Albee, o filme passa-se numa noite em que Marta e George, um professor catedrático e a sua mulher são anfitriões de um novo professor e da sua mulher, ambos recém chegados à universidade, para um serão de boas vindas.


Mas à medida que a noite avança e o álcool aumenta, as discussões vão mostrar uma relação intensa de amor/ódio que rapidamente alastra e envolve o jovem casal convidado.


Excelentes diálogos, uma boa realização do então estreante Mike Nichols, mas sobretudo grandes interpretações fazem deste filme uma verdadeira obra-prima a não perder.


Na época especulou-se muito e disse-se à boca cheia que aquela era a realidade do casal Taylor/Burton e que portanto não tiveram que se esforçar o mínimo para representar as personagens. Para provar o contrário, aqui fica uma foto deles num intervalo da rodagem.



Fizeram muitos filmes juntos, mas este é sem dúvida o melhor.



Por este trabalho, foram os dois nomeados para o oscar do melhor actor e actriz principal: ele perdeu, ela ganhou. Mas mereciam ter ganho os dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário